Aprenda a montar um PC Gamer com este Simulador

Montar nosso próprio PC Gamer (em geral) é uma forma de conseguir mais desempenho gastando menos, mas isso implica ter conhecimentos sobre quais peças são as melhores, quais são compatíveis e, principalmente, de montagem.

 

E qual seria a melhor maneira de aprender a montar um PC gamer senão através de um jogo? Pois é exatamente o que o game PC Gaming Simulator pretende fazer.

O nome não deixa dúvidas e se trata de um simulador que nos permite ir montando um PC orientado aos jogos 3D de alto desempenho.

A partir disso precisamos escolher os componentes, pensando em como um PC gamer desse tipo exigiria um mínimo de potência e consumo de energia, assim como uma placa de vídeo potente (ou várias).

Tudo isso partindo do zero, pensando até nos parafusos.

Trocando a chave de fenda pelo mouse

Uma das partes mais interessantes ao se montar um PC Gamer, ou de alto desempenho, é escolher quais peças vamos comprar, mas algo que muitos não têm em mente é o espaço interno da CPU.

Em um PC de alto desempenho as peças costumam ser maiores, é preciso pensar na distribuição de espaço interno.

Com o PC Gaming Simulator essa tarefa se torna muito fácil, nos permitindo escolher entre peças reais.

A realidade do simulador chega até os parafusos da placa mãe, nos cabos e nas conexões, é tudo incrivelmente semelhante a um PC real. Ainda que ainda peque por não ter variedade em alguns componentes (só tem uma fonte e uma placa mãe), o jogo ainda está em versão “pré-alpha”.

Os efeitos gráficos são aceitáveis, podemos escolher entre os tipos de conectores de acordo com o caso (aparece um menu contextual, não precisamos procurar).

Podemos também girar a caixa para ver todos os lados e os componentes possuem uma aparência muito fiel.

Quando instalamos o processador, por exemplo, não basta encaixar e pronto, é preciso abrir a o suporte levantando a tampa metálica.

Aprenda a montar um PC Gamer com este Simulador

O demo do PC Gaming Simulator está disponível para download grátis em itch.io para Windows e Linux.

Claudiu, o autor, explica que sua intenção é que o jogo dê noções de montagem ao mesmo tempo que entretenha e, sobre o desenvolvimento do jogo, os interessados podem acompanhar as atualizações através de seu blog, onde comenta, por exemplo, que está entrando em contato com os fabricantes para poder usar suas peças sem ter problemas legais, e incluindo opções de doação para quem deseja colaborar.