2016 termina, um novo ano começa. E a pergunta de um milhão de dólares é sempre a mesma: quais jogos exclusivos para Xbox One serão lançados em 2017?

Tivemos um 2016 incrível, cheios de lançamentos, porém a batalha dos consoles não tem fim. De um lado temos a Sony e seus estúdios trabalhando incansavelmente, de outro, a Microsoft ganhando cada vez mais espaço com o Xbox One.

Ambas as empresas começam 2017 com um novo hardware, mas será que os estúdios conseguirão aproveitá-los como se deve? Teremos exclusivos de qualidade para o Xbox One esse ano?

É preciso lembrar que o início dessa geração caminhou mais lento do que esperávamos. Apesar do lançamento do Xbox One, a maioria dos jogos ainda eram criados para a antiga geração e rendenizados para parecer mais bonitos no novo console.

Os gráficos eram melhores, alguns bons jogos foram remasterizados, mas a jogabilidade e fluidez já estavam ultrapassadas.

Mas chega de desabafo! Olhando para todos os exclusivos do Xbox One que ainda serão lançados eu digo confiante: a lista é animadora!

Se pararmos de pensar como fanboy, todas as hypes lançadas para o PS4 parecem ter servido de impulso para a Microsoft arregaçar as mangas e trabalhar de verdade para seus fãs.

Microsoft fez o dever de casa, e não só nos brindou com excelentes anúncios de exclusivos, mas também com uma retrocompatibilidade que ganha cada vez mais jogos, uma Xbox Live com melhor desempenho, o suporte ao Xbox Play Anywhere, o Project Scorpio…são muitas coisas, estou esquecendo algo?

Os usuários do Xbox One começam 2017 felizes com grandes inovações, e com um verdadeiro ecossistema de diversão criado pela Microsoft. Digamos que os exclusivos do Xbox One sejam a sobremesa, a cereja do bolo.

Para terem uma ideia do quão grande é esse ecossistema, vou tornar a lista de exclusivos mais didática, criando diferentes sessões: Jogos da plataforma Xbox Play Anywhere, Jogos do Xbox One e do Windows 10, Jogos exclusivos do Xbox One, exclusivos para uso do Kenect.

Veja abaixo e nas PRÓXIMAS PÁGINAS os exclusivos do Xbox One de 2017.

1. Jogos exclusivos compatíveis com Play Anywhere

Esses são os jogos exclusivos do Xbox  One que estão confirmados no Play Anywhere, o que significa que podem ser jogando no Xbox One e no Windows 10, mas não só isso: podemos salvar o progresso em uma plataforma e continuar em outra.

2. Scalebound

É um fato que Xbox One não é tão popular no Japão. O console da Microsoft nunca teve grandes vendas por ali, e isso faz com que muitos estúdios japoneses não queiram lançar seus jogos para Xbox One.

Talvez para superar essa barreira, a empresa se aliou à PlatinumGames, uma referência na indústria, para nos trazer Scalebound, um jogo que qualquer apresentação não seria digna o suficiente. Se você ainda não conhece esse belo exemplar de exclusivo para Xbox One, simplesmente dê play no vídeo e aproveite.

3. CrackDown 3

Abrindo nossa lista com os exclusivos do Xbox One lançados em 2017 com uma grande promessa, uma das melhores apostas da Microsoft desse ano.

A saga Crackdown volta com tudo para demonstrar seu valor, com níveis de destruição nunca antes vistos e um gameplay que promete revolucionar a saga.

4. Halo Wars: Definitive Edition

Essa versão remasterizada de Halo Wars não deixa de ser um tipo de versão Anniversary do jogo.

De início ela seria oferecida como incentivo a todos aqueles que reservassem ou comprassem Halo Wars 2. Mas a versão gerou grande interesse do público, o que parece ter feito a Microsoft mudar de ideia, e deixar que adquirissem esse exclusivo sem que fosse preciso comprar sua sequência.

5. Halo Wars 2

E falando de Halo, eis que teremos uma sequência para o título mais arriscado dessa saga exclusiva do Xbox.

Master Chief mudou para o gênero estratégia, algo que ainda não tínhamos visto em consoles, pelo menos de uma forma tão bem-feita. Por isso é normal que nessa continuação as expectativas estejam altíssimas. Esperamos que 2017 seja um grande ano para a franquia.

6. Sea of Thieves

Iria chegar no final de 2016, mas tivemos que esperar uns quatro meses mais para assistir ao regresso do lendário estúdio Rare.

O novo jogo dos criadores de Banjo-Kazooie promete nos submergir em uma aventura pirata onde a diversão é o objetivo e cooperação com o resto da tripulação será fundamental.

O jogo será exclusivo para Xbox One e já conseguiu conquistar meu coração.

7. State of Decay 2

Existem muitos jogos de zumbis, mas State of Decay, para Xbox 360 se tornou único ao nos fazer viver a experiência de sobreviver.

O objetivo era controlar um grupo de sobreviventes de uma zona rural nos Estados Unidos no começo da infestação de mortos-vivos, e a exploração, pilhagem de alimentos e armas, o encontro com os zumbis…tudo isso nos trouxe muitas emoções.

Normal que este seja um dos exclusivos mais esperados para Xbox One em 2017, principalmente para os veteranos de casa.

8. Jogos exclusivos do Xbox One e Windows 10

Esses são jogos exclusivos do console Xbox One, mas que também estão disponíveis para PC e podem ou poderão ser adquiridos através da Steam.

9. Acorn Tales: Rodent Revolution

Um jogo de estratégia em turnos, protagonizado por esquilos em guerra. O jogo possui um toque artístico que lembra muito os filmes animados de contos de natal.

Disponível para PC desde março de 2016, o jogo desembarca no Xbox One em 2017.

10. Wells

Esse é Brazuca! É NÓIS QUE AVOA BRUXÃO!

Quando fui apresentado ao jogo fiquei feliz por vários motivos, principalmente por ver um trabalho tão exímio e que se mostra extremamente divertido.

Criado pelo estúdio brasileiro Tower Up, o trailer mostra que o empenho de nossos compatriotas não foi em vão, e dos jogos exclusivos da lista, Wells consegue se destacar. Eu particularmente estou ansioso por ele e recomendo fortemente.

Para mais informações do jogo, clique aqui!

11. Ashen

Outro indie que entra na lista dos exclusivos do Xbox One em 2017 por seu toque artístico tão original.

Ashen é um jogo de plataforma e puzzles onde deveremos superar diferentes desafios com a ajuda de nossos companheiros.

12. Bacon Man

O nome já diz muito sobre o jogo. Trata-se de um jogo no qual controlaremos um “homem de bacon”.

Essa aventura em plataforma 2D nos trará muita diversão e algumas referências à saga Worms.

13. Below

Anunciado na E3 de 2014, Below sumiu completamente da mídia desde então.

Pouco sabemos sobre este indie além de que será exclusivo para Xbox One, e que seu gameplay, com uma câmera que deixa o jogador muito mais longe do NPC que o comum, conseguiu dar um resultado bastante chamativo ao jogo.

14. Caliber 10 Racing

Caliber 10 Racing é um jogo de corrida diferente e atrativo, cujo lançamento está previsto para Xbox One em 2017.

A corrida é literalmente uma batalha, e poderemos coletar itens que nos ajudarão no combate enquanto corremos. O jogo promete muita adrenalina, e se diferencia do que temos visto nos últimos jogos de corrida para Xbox One.

15. Cities: Skylines

Um completo simulador de construção de cidades do estúdio Paradox, criadores do Magika e Europa Universalis.

O jogo já é conhecido no PC, e em 2017 chegará também ao Xbox One.

16. Cuphead

Pouco se pode dizer sobre Cuphead, mas seu genial e bonito trailer conseguiu nos encantar.

Um estilo que lembra as origens da Disney (um tanto perturbadora na época, inclusive) e um gameplay que parece saído de um filme de desenho animado.

Cuphead é um jogo muito esperado para 2017, apesar de se tratar de um jogo da plataforma [email protected].

17. Enki

O primeiro jogo de terror na lista dos exclusivos do Xbox One de 2017. Terror em primeira pessoa, que graças aos gráficos da geração atual se converteu em um dos gêneros mais populares.

Enki oferece precisamente uma perturbadora aventura onde poderemos ter bons momentos no Xbox One, incluindo múltiplos finais, dependendo de nossas ações no jogo.

18. Glitchrunners

Glitchrunners é um caótico jogo que aproveitará do SmartGlass para oferecer uma experiência completamente diferente no Xbox One.

Esse divertido multiplayer de ação da Torque Studios foi lançado para PC em abril de 2016 e, em 2017, entrará para o catálogo de jogos exclusivos do Xbox One.

19. Grabbles

Grabbles é um estranho jogo de plataforma ao estilo mais clássico possível, mas centrado fortemente no modo multijogador.

Essa mistura de estilo clássico + a tecnologia multijogador atual parece ter chegado para ficar. São incríveis os exemplos de jogos que aderem a essa fórmula.

20. Ostrich Island: Escape from Paradise

Difícil descrever esse jogo, talvez seja melhor ver o trailer primeiro.

Bom, somos um avestruz em uma ilha, podemos usar um chapéu e fazer outras coisas… como avestruzes na vida real. Bom, eu não sei exatamente o que avestruzes fazem, mas fiquei curioso.

21. Pit People

Pit People é o novo título dos criadores do genial BattleBlock Teather.

Isso por si só já deveria ser um motivo para ficar atento em seu lançamento, que tem data marcada para dia 13 de janeiro.

22. Planet of the Eyes

Planet of the Eyes é uma dessas aventuras psicodélicas com as quais nos surpreendemos de vez em quando no [email protected].

No jogo somos um robô solitário, que aterrissou em um planeta desconhecido e precisará sobreviver a puzzles e explorar o planeta, guiado por audiologs de outro sobrevivente.

23. Raging Justice

A possibilidade de multiplayer cross-plataform entre Xbox One e Windows 10 é um dos principais atrativos do jogo.

Sem falar da estética, que lembra muitíssimo as criações da década de 90. Impossível assistir ao trailer e não lembrar do dos jogos do MegaDrive, ou dos Fliperamas.

24. Shiny

Shiny é um jogo de plataforma 2.5D no qual controlamos um robô com problemas elétricos.

O jogo é bem resolvido graficamente, e uma trilha sonora que promete ser um dos pontos fortes do jogo. Saberemos mais detalhes desse exclusivo ao longo de 2017.

25. Soccertron

A proposta de Soccertron é que voltemos a jogar futebol e outros esportes exatamente como fazíamos nos primeiros consoles.

Gráficos os mais minimalistas possível (onde precisaremos colocar a imaginação para trabalhar) e uma aposta total e absolutamente retrô.

26. Spaera

Um jogo no estilo quebra-cabeça onde poderemos escolher até oito personagens diferentes, cada um com habilidades únicas que nos permitirão resolver cada puzzle de maneira única.

27. The Sun and the Moon

The Sun and the Moon começa por ter um nome completamente charmoso. Até me fez lembrar como Daenerys se refere a Drogo em Game of Thrones. Será que foi inspiração?

Trata-se de um jogo de puzzles extremamente minimalista, onde a gravidade muda constantemente e nada é o que parece.

28. Swordy

Um jogo multiplayer onde a física e seu comportamento dentro do jogo será um dos principais atrativos.

Swordy tem uma nítida preocupação com seu toque artístico, que parece muito cuidadoso.

29. Tacoma

A aventura espacial de Tacoma é outro dos jogos de [email protected] que com muita vontade esperam a comunidade de Xbox One.

Podemos esperar gravidade zero e exploração a mais de 2 milhões de quilômetros da Terra.

30. The Wild Eight

Um mundo procedural gerado automaticamente é uma das qualidades deste jogo.

The Wild Eight é uma aventura de sobrevivência com infinitas possibilidades, e que espero trazer uma inovação ao uso da tecnologia procedural nos jogos.

31. Voodoo Vince: Remastered

Voodoo Vince volta 13 anos após seu lançamento com gráficos remasterizados e pela primeira vez, disponível para Xbox One (até porque há 13 anos atrás não existia Xbox One).

Uma oportunidade única para reviver a saga e para atrair os jogadores mais jovens para o incrível mundo das sagas clássicas.

32. Wulverblade

WulverBlade, um jogo de ação em terceira pessoa e duas dimensões, com estilo de desenho animado e muito bem acabado.

Anunciado na E3 2014 pouco sabemos sobre o jogo, exceto que se trata de um jogo visceral, onde viveremos a guerra Viking vs Roma de uma forma bastante imersiva para um jogo desse estilo.

33. Jogos Exclusivos do Xbox One

Esses são os jogos exclusivos da plataforma Xbox One. Até o momento não se tem confirmação do lançamento para nenhum console ou PC.

34. Mystereet F: The Detectives’ Curtain Call

Este jogo exclusivo para Xbox One no Japão foi anunciado em 2016 e pouco mais sabemos desde então, nem gameplay, nem data de lançamento estimada.

Infelizmente isso é comum nos jogos que não saem das fronteiras do Japão, e muito provavelmente será lançado sem nenhum aviso em algum momento de 2017.

35. Natsuki Chronicle

Com Natsuki Chronicle acontece mais ou menos o mesmo que com Mystereet F, outro jogo exclusivo para o Japão anunciado faz alguns anos.

Será que o veremos algum dia? É certo que no Brasil existe um grande público fã da cultura pop japonesa, seja em manga, anime ou jogos. Está mais do que na hora das empresas japonesas perceberem isso.

36. The Toilet Chronicles

Com um nome tão estranho, The Toilet Chronicles nos leva para plataforma 2D estilo 8bits.

Diferente do que o nome sugere, o jogo não se passa no banheiro. Aperte o player e confirme você mesmo.

37. Yomi wo Saku Hana

O estúdio japonês Experience foi o responsável por anunciar esse exclusivo do Xbox One que será lançado em algum momento de 2017.

Trata-se de um RPG com elementos hack and slash. Não está confirmado se o jogo será exclusivo para o Japão.

38. Juegos exclusivos de Kinect

E por último, mas não menos importante, jogos exclusivos para o Xbox One com Kinect.

39. Crabitron Kinect

Parece que ainda poderemos ver alguns jogos feitos para Kinect (infelizmente muito longe das joias que tivemos no Xbox 360).

Crabitron Kinect nos oferece diversão para crianças, que controlarão Crabitron enquanto colhe sua comida.